domingo, 11 de dezembro de 2011

"Preparai o caminho do Senhor"

1ª Leitura: Is 61, 1-2ª. 10-11
2ª Leitura: 1Ts 5, 16-24
Salmo: Lc 1, 46-50. 53-54
Evangelho: Jo 1, 6-8. 19-28

“Ele não era luz, mas veio dar testemunho da luz” assim nos aparece João. Quem era mesmo João? Como nos foi ensinado na catequese, era primo de Jesus, aquele que regozijou no ventre de Isabel quando Maria, abençoada com Cristo no ventre, entrou em sua casa. João, cristão desde o ventre materno, veio anunciar a vinda de Jesus.
João era a voz que clamava no deserto, mas não o fazia por ter uma missão especial, o fazia por ser cristão; por conhecer o Messias e sua missão. Não fazia na demais, anunciava sua vinda para que os outros cressem através de sua fé, essa era sua obra.
O “homem no deserto” veio anunciar a boa nova a um povo que vivia sob o jugo dos romanos, causando inquietude entre os sacerdotes e levitas que iam até onde estava para saber quem era esse João. A beleza de tudo fica na sua humildade. Ele afirma a todos que não é o Messias, não é profeta algum, é apenas a voz no deserto anunciando a manifestação do Reino de Deus.
“Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas” (Is 40, 3/ Mc 1, 3/ Lc 3, 4/ Mt 3, 3) esse não era um chamado só aos que não acreditavam, mas aos cristãos, principalmente aos acomodados em sua “vida salva”. Endireitemos as veredas, a vinda se aproxima. Preparemos o caminho do Senhor para que nesse Natal o acolhamos em nosso coração.
Não nos deixemos esquecer de que a missão de João também é nossa. Não é necessário ser um profeta ou um sacerdote, o anúncio do Reino cabe a nós cristãos que temos contato direto com a palavra de salvação do Mestre.
O espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; para proclamar o tempo da graça do Senhor.” (Is 61, 1-2a)
“Rezai sem cessar” (1Ts 5, 17), diz a segunda leitura, esse é o segredo para que não nos afastemos do caminho e evangelizemos, muito mais do que com palavras, com nossa vida. Que nesse fim de domingo assumamos nossa missão, assim como João, e nos coloquemos dispostos a levar a todos a boa nova, dar testemunho da luz que é Jesus.
Fiquemos na santa paz de Cristo e no amor infinito de Maria, lembrando que nessa quinta-feira,  08/12, foi dia de Nossa Senhora da Conceição (e aniversário da minha irmãzinha =D).
Um grande beijo a todos.

Não desprezeis as profecias, mas examinai tudo e guardai o que for bom.”  (1Ts 5, 20-21) – Fica a dica ;)