segunda-feira, 28 de maio de 2012

Seguir a Jesus? Como?


1ª Leitura: 1Pd 1, 3-9
Salmo: 110
Evangelho: Mc 10, 17-27

Boa noite a todos. Aqui estou outra vez.

Há tempos veio ensaiando a volta do blog à ativa, mas sabe como é, não é? Sempre há algo a mais a se fazer e vamos deixando de lado certas coisas importantes.
Mas nunca é tarde para a volta da filha pródiga, que dessa vez tentará manter-se firme em sua missão. Hoje, em alguns minutos de alívio busquei a litugira diária e me deparei com uma leitura que em certo ponto me marcou demais, o trecho em que o evangelista Marcos relata a passagem do jovem rico.
Acredito que já tenha citado, essa é a passagem que inspirou a criação do Liturgia (em prática) Diária, um Evangelho muito rico em sabedoria, porém pode gerar algumas dúvidas.
Cristo se mostra desafiador. Afirma que não só devemos seguir os mandamentos, não matar, não furtar, honrar pai e mãe; porpõe algo infinitamente maior, DOAÇÃO.
É fácilo ser alguém bom em si mesmo. Acordar cedo, ir trabalhar/ estudar, voltar para casa, comer, ver o jornal e ainda pedir em prece: "Deus, ajude as pessoas que sofrem". AAAH, mas ser cristão assim é fácil demais! Não, não estou criticando... Estamos fazendo algo errado em viver dessa maneira, "na linha"?
Certa vez li em um livro qualquer: "A diferença entre o ordinário e o extraordinário é o extra". O Evangelho expande a ideia de servir a Deus, não nos quer fechados em um mundinho. “Falta mais uma coisa para você fazer: vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga”.
Ai entra o ponto crítico: "Manhêêê... Vou verder o computador para seguir a Jesuuus... Ele que mandou!!". Calminha, calminha. 
A proposta do Evangelho é que não estejamos apegados à coisas terrenas, o que daqui levaremos conosco?
“Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” O problema não está em ser rico, está em não ter compaixão pelos demais. Não é só pedir prece para os que sofrem, é AGIR, fazer-se instrumento de Deus na vida dos que precisam de uma palavra, um pedaço de pão.
Deixemos de nos preocupar com coisas vãs e sigamos sem medo a Cristo Jesus. Não é necessário vender o computador, PlayStation ou a Barbie. É preciso entender que isso tudo um dia acaba, mas a graça de Deus permanece, como entoa o salmo: "O Senhor lembra sempre da aliança". Confiemos!
Encerro fazendo minhas as palavras do Pe. Bentu Mendonça:

"Que aqueles que se fizeram pobres amem a sua pobreza, porque “deles é o reino de Deus”. Que aqueles que nasceram ou se tornaram ricos descubram o valor da misericórdia, da generosidade, da partilha, da solidariedade e, sobretudo, lembre-se que “de nada adianta ganhar o mundo, se depois se perde a própria alma”."

"Graças à fé, e pelo poder de Deus, vós fostes guardados para a salvação que deve manifestar-se nos últimos tempos." (1Pd 1,5)

Boa noite a todos, e mil desculpas pelo período OFF.
Fiquem todos na paz de Cristo e no amor de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário