segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Missão de hoje: Viver a Palavra

1ª Leitura: Ml 1, 14b-2, 2.8-10
2ª Leitura: 1 Ts 2, 7b-9.13
Salmo: 130
Evangelho: Mt 23, 1-12


Olá pessoal. 
A liturgia desse domingo é provocadora. Realmente vivemos aquilo que dizemos acreditar? Jesus fala diretamente aos sacerdotes, mas refere-se a todo povo cristão, seguimos o caminho reto qual estamos pregando?
Retomando o Evangelho de ontem, Jesus pediu-nos humildade, e hoje, além disso, quer que vivamos a Palavra que tanto dizemos crer. E será que realmente cremos ou somos como muitos fariseus que andavam com as escrituras apenas para gabar-se de serem possuidores de uma almofadinha lá no Céu?
Falar de Deus é fácil! É fácil ser catequista, decorar umas datas e uns versículos... Viver a Palavra que é a tarefa difícil, é uma batalha diária, eu diria!
É engraçado como vemos na TV várias pessoas pregando curas, salvação, arrecadando uma porcentagem exorbitante de dízimo dos fiéis para a obra, evangelizando de porta em porta, levando a Bíblia até pra fazer compra no supermercado. Mas um dia a máscara cai e aparecem no noticiário os carros que o pessoal compra com dinheiro da oferta, o capital que era pra ser investido em obras de evangelização em bancos na Suíça. Inacreditável, porém real.
E não precisamos ir muito longe para ver esse tipo de vivência superficial do Evangelho. Dentro de nossas comunidades, muitas pessoas querem apenas do “venha a nós o vosso Reino”, mas evitam o “seja feita a vossa vontade”. Em época de festa isso é mais notado, quando na hora do trabalho as pessoas somem e reaparecem na hora dos aplausos.
Não o digo por criticar a organização das festas comunitárias, mas porque presenciei muito isso assim durante esses anos de caminhada religiosa. Não que eu seja perfeita, longe disso! Minha luta é diária, ando me cobrando bastante para viver plenamente aquilo que acredito, ainda mais agora depois do blog (momento de confissão, rs), pois assumi a missão de evangelizar online, mas não posso pregar algo aqui que impressione os leitores e viver o oposto. Essa é a razão pela qual Jesus nos chama primeiro a ser discípulos, a viver a Palavra, depois a ser apóstolos, pregá-la.
Cristo quer que fiquemos atentos a nossas atitudes. Não deseja cristãos só de domingo, mas que vivam 24h como filhos de Deus.
Bem-aventurado o jovem que se comprometeu com a Palavra Divina e tem a missão e vivê-la e levá-la aos que ainda não tem contato com ela. Para dar-nos coragem e animar nosso fim de domingo, ai vai uma mensagem do Mestre:
Por isso, agradecemos a Deus sem cessar por vós terdes acolhido a pregação da palavra de Deus, não como palavra humana, mas como aquilo que de fato é: Palavra de Deus, que está produzindo efeito em vós que abraçastes a fé.” (1 Ts 2, 13)


P.S.: Peço perdão pelos posts apenas no fim da noite, mas é o único horário disponível para enviá-los. Prometo organizar melhor o horário e postá-los mais cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário