sábado, 29 de outubro de 2011

Uma lição de humildade

1ª Leitura: Rm 11,1-2a. 11-12. 25-29
Salmo: 93
Evangelho: Lc 14, 1.7-11
A sábia Palavra de Deus vem em nosso auxílio ensinando-nos humildade no dia de hoje. Todos sabem que para a salvação do mundo o Senhor poderia mandar novamente um dilúvio acabar com toda a maldade, ou quem sabe fogo dessa vez, mas é de se admirar como Jesus em toda sua condição divina coloca-se no meio de nós como um simples homem. Vem ser nosso amigo, não se deixa levar por todo seu poder; quer assumir a condição humana não para provar seu poderio, mas para que cheguemos mais perto de Deus e nos sintamos acolhidos pelo seu amor.
Jesus senta-se ao lado dos fariseus na casa de um deles para fazer uma refeição. Não é de hoje que sabemos da fama de muitos dos fariseus (nem todos eles, que fique bem claro!) se acharem totalmente dignos do Reino, Cristo o sabia e nem assim julgou-os recusando a refeição, estava lá para comer com eles. A leitura ainda diz que eles o observavam; pois é, como citado em uma das reflexões essa semana, quando você é provido do amor de Deus isso fica estampado em seu rosto e não precisa dizer apenas uma palavra para evangelizar, todos percebem a graça em ti.
Quantas vezes você se aproximou de alguém que tinha lá uma fama não muito boa? É engraçado como no trabalho, na escola ou faculdade muitas pessoas dizem: “Eu não falo com aquele cara lá porque ele se acha o bonzão!” Não é por nada não, muitas vezes ele nem se acha, é apenas sua obrigação dar o melhor de si no que faz, mas a humildade aqui passa longe porque não reconhecemos o talento do outro. Ou se a pessoa em questão realmente se acha muito boa, onde está nossa humildade na hora de se aproximar? Ou você se acha muito bom também para chegar perto de alguém “desse tipo”?
O Mestre ainda dá uma dica “não ocupes o primeiro lugar” (Lc 14, 8b), “mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. “ (Lc 14, 10) É importante evitar uma interpretação errada desses versículos. Jesus não pede que finjamos ser humildes para ganhar aplausos, mas que o sejamos de verdade.
Não sentarei no último lugar só para ouvir o anfitrião me chamar lá pra frente, mas deixarei que os outros convidados pegue as primeiras posições para melhor se servirem. Como era o mandamento mesmo... ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. (Mt 22, 39b) , certo? Cristo ensinou-nos a teoria essa semana e hoje mostra-nos na prática como funciona.
Já dizia um padre, grande amigo nosso, “Se receberes aplausos na terra, não recebereis aplausos no Céu”. Tudo que quem se diz cristão faz é para o bem, se ele é reconhecido é apenas uma conseqüência; se ainda estamos tomando certas atitudes para sermos reconhecidos precisamos rever nossos conceitos.
“Que o Pai venha nos ensinar a ser humildes, amar o próximo como a nós mesmo e não agir para receber honras, mas por amor aos irmãos. Amém”
Tenham todos uma boa noite, fiquem na paz de Jesus e no amor de Maria.
Beijo no coração ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário