quinta-feira, 27 de outubro de 2011

“se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8, 31b)






1ª Leitura: Rm 8, 31b-39
Salmo: 108
Evangelho: Lc 13, 31-35

Boa noite a todos.
                A primeira leitura de hoje é fantástica, não acham? “se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8, 31b)
Poxa vida, como é difícil acreditar em todas as promessas divinas quando estamos em apuros! Muitas vezes acreditamos que o “acaso” deu um jeitinho, que a “sorte” bateu à porta, pois por ter passado pelo sofrimento parece que Deus nem se importou em ajudar-nos.
Muitos de nós também fazemos ‘tempestade em copo d’água’. Entramos em desespero por qualquer motivo, não é porque você saiu do emprego que nunca mais trabalhará! Já dizia minha avó “fecha-se uma porta, mas abre-se outra”. Paremos de culpar a Deus pelos infortúnios vividos e tentemos achar a saída que Deus nos proporciona, o que geralmente está embaixo de nossos narizes.
Claro que existem momentos em nossas vidas pelos quais passamos por terríveis tribulações; onde achar a saída? A Palavra do Senhor tem muito a dizer, não só a escrita como a dita! Converse, fale sobre o problema com alguém (de sua confiança, é claro!), pois Jesus usa as pessoas como seu instrumento para levar uma palavra de sabedoria no momento preciso. Fale e analise todas as alternativas, por que uma deve ser escolhida e outra não, e quais serão suas conseqüências. É como fazer vestibular, você sempre ficará em dúvida entre uma ou alternativa, mas se ler o enunciado repetidas vezes descobrirá que uma vírgula, uma conjunção um ponto em algum lugar fazem toda a diferença na hora de escolher a resposta certa.
Não que Deus seja mau, não que Ele deixe-nos sofrer; sofrimento é sempre conseqüência de ações. Pode não ser de suas ações, mas de outra pessoa que não se deu conta do que seu ato ou palavra causaria. “Deus é amor” (I João 4, 8b), é por isso que a primeira leitura de hoje diz :
“Mas, em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou!
Tenho certeza de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os poderes celestiais, nem o presente nem o futuro, nem as forças cósmicas, nem a altura nem a profundeza, nem outra criatura qualquer serão capazes de nos separar do amor de Deus por nós, manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 8, 37-39)

Que a Palavra do Senhor tenha tocado o coração de todos vocês como tocou o meu hoje.
Boa noite. Fiquem na paz de Jesus e no amor de Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário