quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Encontrar o que estava perdido: motivo de alegria nos céus!

1ª Leitura: Rm 14, 7-12
Salmo: 26
Evangelho: Lc 15, 1-10

Por Douglas Caravage

É com imensa alegria que aceito o desafio de tentar escrever algumas palavras para este blog. Nunca fui muito bom com a escrita sempre me considerei um “falador” ao invés de um escritor, mas gosto de desafios então vamos lá.
O evangelho de hoje é tirado o Evangelista São Lucas no cap. 15 onde Jesus está a anunciar a boa nova do reino através de parábolas. No inicio deste capitulo os publicamos e pecadores se aproximam para escutá-lo. É interessante que eles se colocam como discípulos aos pés do mestre para prestar atenção no que ele tem a dizer. Percebam que se coloca na atitude de escuta, são os pecadores e publicamos, os excluídos, aqueles que estão sedentos de ouvir a palavra.
"Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes” Mt 9,12
            E quem interroga Jesus? São os mestres da lei e os fariseus, os “doutores” nas escrituras, aqueles que se achavam já salvos. Quanta ingenuidade! Jesus para dar uma lição neles conta-lhes duas parábolas: a da ovelha perdida e a da moeda perdida. Perceba que nestas parábolas tudo está perdido: é ovelha que fugiu, é moeda que cai atrás do guarda roupa, é ser humano que não entende o projeto de Deus e prefere seguir outro caminho.
            Encontrar aquilo que está perdido é motivo de alegria para nós, ainda mais se achamos algo que muito amamos. Assim Deus faz com cada um de nós. Por vezes nos perdemos no caminho buscando atalhos para driblar as dificuldades ao invés de enfrentar elas cara a cara. Ele sempre está de braços abertos para nos acolher, para demonstrar a nós seu amor e sua misericórdia, basta que o busquemos. Deus, assim como esse pastor que deixou as noventa e nove ovelhas no aprisco (em outra tradução) e foi atrás daquela que havia escapado, faz com cada um de nós, ele vem ao nosso encontro, mas muitas vezes, não o queremos encontrar.
            Abra seu coração e sua vida a Deus, deixe Ele agir e transformar seu coração, seja a alegria de Deus: Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte” Lc 15,10
            Que Deus nos conceda uma noite santa, um sono restaurador e que, pela manhã possamos louvá-lo e bendizê-lo pelo maravilhoso dom da vida.
Reconhecer-se pecador é o primeiro passa para encontrar o amor de Deus.
Como a ovelha perdida, pelo pecado ferida
Eu te suplico perdão, ó bom pastor.
Como o ladrão perdoado, encontro o paraíso ao teu lado
Lembra-te de mim, pecador por tua cruz.
Como a pecadora caída, derramo aos teus pés minha vida
vê as lagrimas do meu coração e salva-me!

Nenhum comentário:

Postar um comentário