domingo, 20 de novembro de 2011

Quem serão os merecedores do Reino?

1ª Leitura: Ez 34, 11-12. 15-17
2ª Leitura: 1 Cor 15, 20-26.28 
Salmo: 22
Evangelho: Mt 25, 31-46


Desde pequenos nos foram ensinadas boas maneiras, você tinha que ser uma criança comportada para ser bonita. Depois, já um pouco mais crescidos, vem a catequese e os Dez Mandamentos, uma forma um pouco mais rígida de ensinar o que nossos seus pais sempre haviam dito: “Se emprestar o lápis-de-cor, tem que devolver! Diga ‘por favor’, ‘obrigada’ e respeite o coleguinha, papai e mamãe. Tadinha da formiguinha, é um bichinho indefeso, não mate ela! Reze toda noite senão não vai pro céu!” (essa última é a melhor! HAHAHA).
Sempre fomos induzidos a seguir regras para boa convivência, e para agradar a Deus criamos o hábito da oração para “ir pro céu”, mas o Evangelho desse domingo não vem acusar pelo pecado cometido, vem alertar sobre a omissão.
‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. “ (Mt 25 ,34b-36).
Não que Cristo esteja anulando a lei de Moisés, mas vem com uma nova versão para aquela. O cristão deve viver em comunidade, conviver com os irmãos e amá-los. Viver numa boa fazendo sua oraçãozinha toda noite e pouco se importando com o vizinho que está sem luz porque não teve como pagar a conta de novo não lhe deixa digno de salvação alguma!
Se um irmão ou irmã sofrer por falta de vestuário, ou por passar fome, e se vocês lhe disserem: Procure mais é viver pacificamente, e vá-se aquecendo e comendo como puder, e se não lhe derem aquilo de que ele precisa para viver, uma tal resposta fará algum bem? Assim também a fé cristã, se não se traduzir em atos, é morta em si mesma. Poderá até dizer-se: Você tem a fé; mas eu tenho obras. Mostre-me então a sua fé sem obras. Porque eu dou-lhe a prova da minha fé, através das minhas boas obras! Você crê que há um só Deus? Está muito certo. Mas lembre-se que os demônios também crêem o mesmo, e tremem. Você é uma pessoa bem insensata se não conseguir compreender que a fé sem atos de nada vale. (Tiago 2, 15-20)

               
Sirvamos a Deus no amor pelo irmão. Deixemos que nos leve para habitar em sua casa, como canta o salmo. Como pequenas ovelhas, rezemos para Cristo nos pastoreie indicando-nos o caminho a seguir e, mais importante, que nos deixemos conduzir por Ele.
Que essa noite Cristo chegue ao coração de cada um de nós, e o deixemos entrar. Roguemos ao Senhor para que possa fazer de nós instrumentos de vosso poder.
Tenham todos uma boa noite e uma segunda abençoada. Que a paz de Jesus e o amor de Maria estejam em nossos lares.

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.
(Oração de São Fransciso de Assis)

Um comentário: