domingo, 6 de novembro de 2011

Sejamos nós bem-aventurados

1ª Leitura: Ap. 7, 2-4.9-14
2ª Leitura: 1 Jo 3, 1-3
Salmo: 23
Evangelho: Mt 5, 1-12a


Boa noite, caríssimos.
Não pude postar ontem, estava acampando e sem internet, mas venho nesse fim de noite para partilharmos a boa nova do Senhor mais uma vez. Hoje o Evangelho vem como conforto a todos que esperam em Deus; batalhamos, sofremos para cumprir nosso papel de cristãos, mas Jesus deixa claro em suas palavras que seremos merecedores do Reino.
            O Salmo de hoje nos propõe “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação? Quem tem mãos puras e inocente coração” (Sl 23, 3-4a). Como jovens, sabemos quão grande é a dificuldade em estar “apto” para chegar ao Reino, mas o Senhor proclama “Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus” (Mt 5,12a). O Mestre não se preocupa apenas em dar-nos todas as instruções de como chegar a Ele, mas também nos encoraja a seguir na longa caminhada.
Assim como Moisés subiu ao monte Sinai para receber as tábuas da Lei e lavá-las ao povo Israel, Jesus sobe ao monte, dessa vez dirigindo-se a todos os homens, revelando-se mestre universal, pregando um novo Evangelho do Reino. Não faz uma ruptura com o antigo testamente, mas declara “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição” (Mt 5, 17).
            Por meio do Sermão da Montanha Cristo nos deixa uma grande “manual” da vida cristã, que devemos meditar e por em prática todos os dias. Instrui-nos a agir com tudo que aprendemos por meio da Palavra para que possamos habitar em sua morada pela eternidade.
            Cristo quer que vivamos com Ele (“Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! (1 João 3, 1a)), não deixemos de aceitar esse convite! É complicado ser um jovem cristão na atualidade, mas a Palavra não vem repreender-nos, vem em nosso auxílio porque Deus nos quer vencedores. “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro.” (Ap 7, 14b).
            Peçamos a Deus a benção de vivermos dignamente nossa condição humana e deixemos que Ele aja em nossa vida. Que a Palavra desse domingo venha tocar nossos corações fazendo-nos pensar sobre como estamos vivendo até agora, o que estamos fazendo para merecer o Reino.
            Para finalizar, não poderia deixar de transcrever aqui as belíssimas palavras do Mestre:

“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 

Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 
Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus! 
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”. (Mt 5, 3-12a)
           
Fiquemos todos na paz do Senhor e no amor de Maria. Que continuemos a viver na fé de Cristo para que, bem-aventurados, sejamos dignos de suas promessas e cheguemos aos céus.
Boa noite a todos, grande beijo! :*

Todo o que espera nele purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. (1 João 3, 3)

Um comentário:

  1. Pode crer “Bem-aventurados os mendigos , porque deles é o Reino dos Céus. AGNALDO

    ResponderExcluir