domingo, 27 de novembro de 2011

Vigiai e orai

1ª Leitura: Is 63, 16b-17. 19b; 64, 2b-7
2ª Leitura: 1 Cor. 1, 3-9
Salmo: 79
Evangelho: Mc 13, 33-37 


Boa noite a todos nesse fim de domingo...
Quem teve a oportunidade de ir à Comunhão do Senhor deparou-se com um Evangelho um tanto consolador para uns e desesperador para outros, onde Cristo quer deixar bem claro que não vai avisar sobre o fim dos tempos. Então fique tranqüilo com essas tantas previsões para o fim do mundo, não teremos problemas com elas. (rs)
Talvez a maior razão para a existência dessa passagem é o fato de muitos, ao se sentirem na hora da morte, busquem a Deus, se “convertam” para garantir o céu. Por isso que o cristão sincero não se preocupa com o seu fim, tem a consciência limpa por levar uma vida digna de salvação e “faz o dever de casa” para que o Mestre encontre tudo em ordem quando voltar.
“Vigiai e orai para que não entreis em tentação: pois o espírito está pronto para resistir, mas a carne é fraca” (Mc 14,17). Há tanto ai fora nos propondo a distanciar-nos do caminho do Senhor. Por não conhecermos a hora da vinda de Cristo é que devemos ficar mais alertas. “Ai, mas esse pecadinho é tão bom... Eu prometo que é só mais uma vez...” – Sim, isso acontece com todo mundo, e para alguns não tem mais volta, mas não devemos esquecer quer “para a liberdade foi que Cristo nos libertou.(Gálatas 5,1) não para a escravidão que o pecado proporciona, não para a necessidade de fumar a cada meia hora, não para a omissão, que também é uma forma de pecar. Cuidemos de nossas vidas, evitemos situações de pecado.
A palavra “breve” aparece nas escrituras referindo-se ao tempo do juízo final, mas nada é revelado quando a volta do Senhor. Esse “breve” existe na Bíblia há quantos anos? Não sei por que tanta gente diz ter uma profecia para o juízo final. Não acreditem em nada sobre o fim que está no Apocalipse, tudo lá já aconteceu! Não é porque usa de inúmeras figuras de linguagem citando coisas catástrofes naturais que descreve o fim do mundo! Muitíssimo cuidado com a interpretação equivocada.
“Vigiai e Orai”, assim diz o Senhor. Não sabemos quando é o fim, mas como bons cristãos que somos, ou deveríamos ser, devemos viver na fé e na caridade e não adquiri-las para pagar de bonzinho e garantir a almofadinha no céu.
Fiquemos na presença do Senhor, que Ele abençoe nosso fim de noite, a semana que se inicia, e ensine-nos a viver com a plenitude nossa vida de cristãos. Que não nos preocupemos com a hora em que Ele virá, mas estejamos certos de que com a vida que levamos não há o que temer.
Tenham todos uma boa noite.
Fiquem na paz de Jesus e no amor de Maria.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário